segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chucky Berry


Charles Edward Anderson Berry
(Saint Louis, Missouri, 18 de outubro de 1926).

Com certeza deverá sempre ser apontado por todos nós como o precursor do Rock and Roll e um de seus maiores representantes.
Ele ainda era uma criança quando se iniciou na música, em corais evangélicos, levado pelo pai que era pastor protestante. Em 1940 começou a dedilhar uma guitarra, mas logo em seguida foi acusado de furto foi parar em um reformatório. Ao ficar livre, Berry demorou um pouco pra retornar a fazer o som porque trabalhou alguns anos em uma fábrica de automóveis e depois, imaginem, Por pouco não se tornou cabeleireiro. Ele não fazia idéia do quão importante a decisão de não se tornar cabeleireiro seria pra história, não só da música, mas da sociedade e porque não dizer da humanidade como um todo, pois mesmo sem ter sido um militante teria influenciado a quebra importante de preconceitos como o racismo. Apenas em 1946, voltou a tocar.
Em 1952 entrou em uma banda de estilo blues-country. Mas tornou-se atração principal tão rapidamente que o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo.
Berry foi influenciado por Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Waters, que acabaria o apresentando a Leonard Chess, da Chess Records, em chicago, onde iniciou sua carreira em 1955. Ainda existem controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, mas as primeiras gravações de Chuck Berry, "Ida May" (mais tarde regravada como "Maybellene") e "Wee Wee Hours" sintetizavam totalmente o formato rock and roll, inclusive com a clássica formação de Rock and Roll: Bateria (Fred Below), Baixo (Willie Dixon), Piano (Johnnie Johnson o homenageado oficial da música Johnny B. Goodee a quem Berry chamava de "o melhor pianista), E a dicção impecável e a guitarra inconfundível de berry, claro, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, Menos de um ano depois, Berry já vendia mais discos que todo o staff da gravadora. segundo muddy waters o rock and roll de chucky berry não passa de um blues mais rápido. O que se confirmou mais tarde por inúmeros artistas que transitaram por estes estilos.

Berry experimentou coisas que são inimagináveis nos dias de hoje, como tocar com muita alegria em lugares em que, bem no meio da platéia, havia uma separação para que não se misturassem negros e brancos. Mas o toque tão peculiar de sua guitarra, mesmo não tendo esta pretensão, provocou muitas vezes as platéias a se misturarem para dançar rock com toda aquela energia, mesmo com a segurança, que muitas vezes era feita por policiais, tentando evitar, e ainda permitiu reflexos dessa atitude em toda sociedade. Uma mulher negra foi presa no ônibus porque se recusou a levantar de um assento exclusivo para brancos, jovens negros foram presos e torturados por não respeitarem a determinação de exclusividade de um lado da calçada que era para brancos, em outros casos, assentos de praça só para brancos foram queimados e bares e restaurantes só para brancos foram boicotados. Era pouco, mas era o começo da mudança que o rock propunha para o mundo.
O segredo para conquistar seus ouvintes, brancos ou negros, era prestar atenção na reação de sua audiência e dar a ela o que queria. Tinha uma incrível presença no palco, tocando a guitarra, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk".
Por essa razão, atravessando gerações, sempre falando diretamente aos jovens, Berry imortalizou rocks como:

"Johnny B. Goode" (1958),
"Roll Over Beethoven" (l956)
"Sweet Little Sixteen" (1958)

Não era raro o músico estar envolvido em polêmicas como em 1959, quando ele convidou uma índia apache de 14 anos que havia conhecido no México para trabalhar em seu clube noturno em St. Louis. A garota acabaria sendo pega pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de entrar com a menor nos limites do estado com propósitos sexuais. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e multado em 5,000 dólares. Chuck foi solto em 1963.
Depois disso sua carreira nunca foi totalmente recobrada, Mesmo assim ele ainda obteve sucessos como:

"You never can tell" (1964)
"No particular place to go" (1964)

Em 1966 ele gravou pelo selo Mercury Records uma compilação de todos os seus sucessos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas novas, preferindo capitalizar para si o sucesso que suas canções clássicas tinham junto ao público.

"My Ding A Ling" (1972)

Em 1979, teve novamente problemas com a justiça relacionados a sonegação de impostos e em 1990 foi preso sobre acusação de ter instalado uma micro-câmera no banheiro feminino de seu restaurante. Ora, O cara era safado mesmo.
Em 1986 tornou-se um membro inaugural do Hall da Fama do rock and roll. Sua autobiografia foi publicada em 1988.

Chuck Berry é um ícone que estabeleceu o rock and roll como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos.
Influenciou, entre outros, Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton, que declarou que, se não fosse Chuck Berry, ele jamais teria desejado a guitarra, por tanto se eric clapton é  considerado por muitos um Deus, o que dizer do cara que influenciou diretamente um deus? É o próprio universo! O universo do Rock and Roll! O universo Chucky Berry.

Informações compiladas de blogs especializados e enciclopédias eletrônicas.

2 comentários:

  1. è vdd"...Como o Universo em Desencanto" ele agiu de forma a influenciar não só os grandes musicos de nosso planeta bem como gerações inteiras que formaram-se nesse meio e irá influenciar as demais que estão por vir.
    Isso que mais me dói, legiões sem cultura na atualidade e sem referência artistica de qualidade.
    Nada pode Ser MAior!,..Salve, Salve o Pai de Todos! IMORTAL Chuck Berry"...

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